Ainda se lembra do Porsche 914?...

Há modelos que ficam na memória pelas melhores e pelas piores razões. A lista em que cada um pensar pode ser mais ou menos volumosa, mas temos a certeza que o Porsche 914 vai andar por lá sejam quais forem as razões.

De automóveis indiferentes está o mundo cheio, mas há alguns que fazem toda a diferença porque despertaram as maiores paixões ou despoletaram violentas críticas, como aconteceu com o VW/Porsche.

Na época, a ideia original fazia todo o sentido: um coupé de motor central com um design arrojado e um tejadilho "tipo Targa", ágil, dinâmico e com um preço mais ou menos acessível, parecia uma fórmula de sucesso numa altura em que o mundo automóvel procurava novos paradigmas.

Foi apresentado no final da década de 60 e produzido até meados dos anos 70, no âmbito de projecto conjunto entre a Volkswagen e a Porsche. Mas as 118.978 unidades que saíram das fábricas da Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen e da VW em Osnabruck ficaram muito aquém das expectativas.

O comportamento do 914 chegou a ser elogiado, mas as suas performances nunca convenceram ninguém. O 914 estava equipado com um motor boxer de quatro cilindros opostos. Tinha 2.0 litros de cilindrada, mas apenas garantia 101 cv de potência, mas a versão mais acessível propunha um motor VW 1.7 com apenas 80 cv, condicionando as performances apesar do peso reduzido da carroçaria/chassis.

Depois, houve muita política comercial metida ao barulho. "Ferry" Porsche e Heinz Nordhoff, que geria a VW, assinaram um acordo em que cada uma das marcas produzia os seus modelos com a sua identidade, mas Heinz Nordhoff morreu e Kurt Lotz, o seu sucessor, decidiu assumir o nome VW-Porsche 914 e tudo se complicou.

Nenhum cliente da Porsche queria um automóvel cuja base era um VW e não respondia aos padrões de performances e qualidade a que estava habituado, enquanto a maioria dos clientes da VW não estava interessado num desportivo de dois lugares. A Porsche tentou reagir e apresentou uma versão mais potente e dinâmica, equipada com um motor de seis cilindros – 914/6 – mas o seu preço era elevado e próximo dos 911 e as vendas nunca foram significativas.

O Porsche 914 acabou por desaparecer do catálogo da marca alemã, mas nunca foi verdadeiramente esquecido e actualmente até as versões Volkswagen são cobiçadas...

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